quinta-feira, 24 de março de 2011

O que é ? O que é?

O Que É, O Que É?

Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...
E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luxo e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...

Gonzaguinha

9 comentários:

  1. Esta música do Gonzaguinha sempre me remete ao repensar a vida, o que fazemos com ela, como nos comportamos frente às novidades, boas ou não.
    A frase "...e não ter a vergonha de ser feliz" diz tudo, pois somos produtos de uma educação que diz sermos sempre culpados por alguma coisa, daí, como sermos merecedores da tão almejada Felicidade?
    Temos que nos reformular a cada dia, deixando de lado velhos ransos que nos foram impostos e que fomos assimilando sem ao menos questionar.
    Vera Maria

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "A beleza de ser
    Um eterno aprendiz..."
    Acredito que a todo momento aprendemos, com os colegas, com nossos alunos e com a vida. Errar faz parte, aprender com o erro é que difícil.
    Devemos ter a humildade de querer aprender sempre!!!Praticar a humildade nos tornará seres mais conscientes de nossas atitudes.

    Profª Eliene

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito desta música, pois fala das crianças puras que gostaría que ainda existissem, não ter vergonha e ser feliz, ser um eterno aprendiz com belezas sem críticas. Falar em Deus que quer que a vida seja sempre bonita. Mas onde está o irmão e a doce ilusã? E é verdade, a vida é sofrimento ou maravilha, lamento ou alegria, é um mistério profund. E o criador disso tudo sopra AMOR, pra vida ser vivida de qualquer jeito. Valeu Gonzaguinha por nos lembrar desses detalhes....

    ResponderExcluir
  5. Esta música significa muito para mim e é muito difícil escrever algo sobre ela, só sei que devemos viver da melhor forma que pudermos, procurando valorizar e sempre estar junto das pessoas que amamos. Como diz o Gonzaguinha: a vida da gente é um nada no mundo.É uma gota, é um tempo que nem dá um segundo...Há quem fale
    Que é um divino mistério profundo.
    PS: Minha mãe adorava esta música e antes de morrer pediu para cantar em sua missa de sétimo dia.

    ResponderExcluir
  6. Esta música tem um significado muito especial na vida, porque quando eu era "artista" de circo essa música foi tema no final do espetáculo, e no circo somos eternos aprendiz.
    Relembra minha infância difícil, mas eu tinha o circo como refúgio, sonhos que depois da maquiagem, roupas tudo colorido iluminado a platéia era tudo mágico neste momento não importa as dificuldades e sim viver aquele momento, sinto saudades dessa emoção, saudades de pessoas que foram e deixaram ótimas lembranças, saudades de pessoas que ainda hoje sente essa emoção eu hoje sou uma platéia e sinto emoção de ver meus amigos no palco e mágico e tenho muito orgulho de dia ter feito parte desse elenco.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este é o trecho que mais me chama atenção: "Ah meu Deus! Eu sei, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita é bonita, é bonita e é bonita..."
    A vida pode, e devemos ter a esperança, de que será "bem melhor"!!! Apesar das dificuldades, ainda podemos encontrar beleza ao nosso redor... é só olharmos a vida com um olhar amoroso e não crítico, visando somente defeitos.
    Quem não está conseguindo é só pedir a Deus, Ele está sempre pronto a nos ajudar... façam a prova!!!
    Profª Melissa

    ResponderExcluir
  9. Gonzaguinha. Sábio Gonzaguinha que conseguiu sintetizar em letra, música e melodia o universo descomplicado, encantador, compensador e instigante das crianças.
    Não seria mais simples, belo e prazeroso viver e encarar o cotidiano como as crianças fazem? Não seríamos mais agradecidos à nossa existência e por consequência, mais serenos, justos e humanos?
    Porém, não somos e não fomos educados para nos fascinarmos com a singeleza da vida. Tentemos nos recordar do nosso tempo de educandos!
    Você consegue se lembrar do brilho nos olhos de seus professores (qualquer um) quando era perceptível seu entendimento diante de um novo conteúdo? Recorda-se de ter sido educado para a sensibilidade? È capaz de trazer de volta à memória apenas um assunto ou conceito “aprendido” durante sua educação formal que ainda utilize ou que necessite de fato em sua rotina?
    Pois então, nossas escolas ensinam complicadas fórmulas, classificações, datas inúteis a serem decoradas, etc. Priorizam habilidades incabíveis no mundo que estamos inseridos e pior, inúteis para aquilo que necessitamos diante das expectativas do mundo que vivemos.
    Durante a graduação em Pedagogia, li diversos autores consagrados e bem conceituados na área, mas, apesar de me esforçar muito, não consigo recordar de nenhum que tenha citado a importância da educação para o contemplar uma criança. Meu olhar não foi educado para admirar-se com a alegria. Tão pouco acumulei erudição, apesar de ser apresentadas à diversos pensadores como seres sábios. Esqueceram-se de me contar que conhecimento difere demasiadamente de sabedoria.
    Nossos estabelecimentos de ensino estão ignorando a satisfação, o espanto, o deslumbramento e a simplicidade das crianças. Não estamos conseguindo educar para a sensibilidade.
    Ignoramos a belíssima capacidade que só as crianças possuem de se espantarem com um passarinho fisgando uma minhoca, uma formiga carregando uma folha três vezes maior que ela ou as nuvens formando lindos desenhos no céu.
    Desde que comecei a lecionar, percebi que, apesar de desconhecerem as habilidades do mundo adulto ou de serem desprovidos dos conhecimentos acumulados pela humanidade, as crianças são os únicos seres que compreendem o real sentido da vida.
    Fiquemos então com a pureza da resposta das crianças!

    professora Luciana Fernandes

    ResponderExcluir